É possível ter qualidade de vida morando em São Paulo
Qualidade de vida é muitas vezes uma questão de opção. Fazer escolhas sensatas nos ajuda a viver mais e melhor. E uma das primeiras decisões que você deve tomar para ter mais qualidade de vida é onde morar.
A maioria das pessoas que escolhem morar em São Paulo pensa primeiro em viver na capital, acreditando que a vida urbana vai suprir todas as suas necessidades. Mas a vida na capital tem seu preço e esse preço pesa não só no bolso, mas na saúde também.
Por isso, é importante entender o que é e como buscar uma boa qualidade de vida no estado de São Paulo. Um spoiler, ela está mais perto do que você imagina.
O que é qualidade de vida e porque ela é tão importante
Quando se fala em qualidade de vida todo mundo tem uma ideia geral do que é, mas ela vai muito além de ter uma boa saúde física. A maioria das pessoas esquece que é preciso ter uma boa saúde emocional e psicológica também.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a qualidade de vida é um índice que mostra o nível das condições básicas e suplementares do ser humano.
Estas condições envolvem desde o bem-estar mental, físico, psicológico e emocional, as relações sociais e também a saúde, educação e demais parâmetros que afetam a nossa vida.
Com a queda da mortalidade infantil e a evolução da ciência, o Brasil tem aumentado sua expectativa de vida nas últimas décadas. Estamos vivendo mais, por isso é importante viver melhor.
A qualidade de vida interfere não só como vivemos o presente, mas em como seremos no futuro.
Atitudes que ajudam a melhorar a qualidade de vida
Algumas mudanças podem ser feitas desde já para que você melhore a sua qualidade de vida. Algumas delas são:
- Fazer exercícios regularmente: você não precisa ser um atleta. Fazer caminhada, andar de bicicleta, praticar yoga. Atividades físicas moderadas quando praticadas com regularidade ajudam a diminuir o stress e tensão do dia a dia;
- Dormir bem: algumas pessoas precisam de mais ou menos horas de sono, mas dormir em média 8h diárias sem interrupções de barulhos vai garantir uma vida mais feliz;
- Passar mais tempo com amigos e familiares: nós somos seres sociais por natureza. Sair e conversar com pessoas que gostamos ajuda a manter a mente ativa e alivia o stress;
- Ter mais contato com a natureza: o ar puro
Além dessas dicas práticas é importante viver em locais que geram menos tensão no dia a dia. Cidades com muito congestionamento, mais violentas e populosas geram muito stress e são perigosas tanto para a sua saúde física e mental.
Então, onde encontrar uma boa qualidade de vida?
Cidades com qualidade de vida em São Paulo
A capital paulista e fluminense entraram no ranking de cidades com menor qualidade de vida no mundo, ficando atrás da Cidade do México e Buenos Aires.
Além de todos os problemas de uma cidade grande como violência, muito tempo desperdiçado em deslocamentos e custo elevado de vida, a capital paulista ainda tem ainda tem problemas com poluição do ar.
É possível viver fora da capital sem deixar de aproveitar a vida cultural e gastronômica de lá. Por isso, a Região Metropolitana de Campinas seria uma ótima opção para quem está buscando por qualidade de vida.
A cidade de Indaiatuba fica a pouco mais de 100 quilômetros de São Paulo e é a cidade com melhor qualidade de vida da Região Metropolitana de Campinas.
Siga-nos no Facebook e Instagram e conheça mais de Indaiatuba e se surpreenda com todas as possibilidades que ela tem para oferecer!