Financiamento de Imóveis em Indaiatuba: 7 mitos e verdades que você precisa conhecer
O financiamento de imóveis em Indaiatuba é uma alternativa interessante para muitas pessoas que buscam realizar o sonho da casa próprio. Isso porque, através dele, é possível pagar uma entrada e se organizar para pagar, mensalmente, o restante do valor. Porém, muitos mitos surgem sobre esse tema, o que pode complicar na hora de buscar um financiamento. Por isso, separamos 7 mitos e verdades sobre ele, para que você encontre uma casa para financiar em Indaiatuba e realize o seu sonho da casa própria de forma fácil e segura.
Então atente-se ao texto e tenha uma boa leitura!
1. Todo contrato de financiamento de imóveis em Indaiatuba é igual
Um mito.
Pode parecer óbvio, mas há quem tenha essa dúvida. Muita gente pensa que construtoras e bancos produzem contratos padrões, iguais, mudando apenas o prazo e o valor das parcelas. Porém, muita coisa pode influenciar no contrato, veja só:
- formas de pagamento;
- taxa de juros;
- composição de renda;
- possibilidade de trocar a titularidade no decorrer do financiamento;
- e muitas outras questões.
Sendo assim, esse é o nosso primeiro mito!
2. Financiamentos são burocráticos
Sim, eles são. Mas por um bom motivo.
É preciso apresentar muitos documentos, bem como comprovações, pelas construtoras e bancos. Isso porque eles apenas aprovarão o financiamento caso todos os pré-requisitos sejam cumpridos de fato.
Inclusive, não é impossível que haja a recusa de um financiamento. Mas, caso isso aconteça, existem alternativas, como taxas de juros mais altas e composição de renda, por exemplo.
3. Todos os imóveis são financiáveis
Outro mito.
Antes do financiamento acontecer, é preciso averiguar sua documentação, a fim de ver se ele está legalmente disponível para este tipo de negócio. Se algum documento ou registro faltar, tanto do imóvel quanto do proprietário, o financiamento não será feito.
Além disso, tem outro ponto: o imóvel também precisa estar em dia no quesito habitacional. Ou seja, é fundamental que ele tenha condições adequadas para receber moradores, ofereça o mínimo de segurança e disponibilidade para ser a garantia de pagamento.
Sendo assim, ao buscar uma casa para financiar em Indaiatuba é preciso chegar sua disponibilidade.
4. Antecipar parcelas é um bom negócio
Sim, é verdade!
Nesse caso, o grande ponto é a diminuição dos juros. Desse modo, você pode economizar um bom valor. Mas, tome cuidado para que esta antecipação não afete seu orçamento.
5. Financiar imóveis na planta é melhor
Um pouco verdade, um pouco mito.
Isso porque tudo depende dos seus objetivos.
Financiando um imóvel na planta, você pode alcançar bons lucros com a sua valorização ao longo do tempo. Além disso, o financiamento passa a valer apenas quando você receber as chaves.
Sendo assim, ao longo das obras, vale a pena pagar a entrada do financiamento e guardar dinheiro para aliviar o pagamento, quando chegar a hora.
Outro ponto é que, sem dúvida, o imóvel financiado na planta tem um valor menor, graças aos riscos do projeto, que são devidamente expostos no contrato.
Porém , o financiamento de um imóvel pronto acaba sendo melhor negócio em alguns casos. Como dito, tudo depende dos seus planos, vontades e objetivos.
6. É preciso estar casado no papel para compor renda
Aqui chegamos em outro mito!
É comum achar casais que se unem para aprovar um financiamento. Mas isso não é uma regra, bem como não exclui outras possibilidades.
Na verdade, as normas de composição de renda são definidas por cada banco. Desse modo, em muitos locais, você pode compor renda com diversas pessoas, como mãe, pai, cunhado ou cunhada, por exemplo.
Desse modo, o que garante a aprovação do crédito são as determinações da financeira e a linha de crédito.
7. É possível demolir ou ampliar o imóvel durante o financiamento
Mais uma vez, um mito e verdade ao mesmo tempo.
Na assinatura do contrato de imóvel financiado, estão inclusas 3 bases essenciais:
- o credor, que é o banco;
- o devedor, que é o mutuário;
- o objeto do contrato (casa, apartamento, terreno, imóvel comercial etc.)
Desse modo, o que garante que o imóvel será transferido ao mutuário quando quitado, é o contrato de alienação fiduciária. Ou seja, somente após o pagamento da dívida. Portanto, enquanto estiver sendo pago, o imóvel não será seu, o que impede as obras.
Mas calma, essa não é uma questão imutável. Sendo assim, ao perceber alguma necessidade de reforma ou ampliação, é possível falar com o gerente de habitação, responsável pelo contrato de financiamento.
Você deverá solicitar dados sobre as cláusulas do contrato que versam sobre obras em imóvel financiado, e como a construção ou demolição pode ser feita sem que o contrato seja descumprido.
Financiamento de Imóveis
Agora que você já conheceu mitos e verdades sobre o financiamento, é hora de procurar um terreno, apartamento, ou casa para financiar em Indaiatuba.
Uma cidade ímpar, moderna, e que oferece tudo o que você precisa para viver bem. E para te ajudar no processo de financiamento, a GPS Imóveis está ao seu dispor!
Com um portfólio amplo, você terá a possibilidade de conhecer diferentes imóveis, nos bairros que desejar. Então não perca tempo, entre em contato conosco para começar a realizar seu sonho!
E para ler mais sobre o mundo do financiamento, continue no nosso blog! Leia agora a matéria “Casas à venda em Indaiatuba: 6 dicas para conseguir financiamento“.